Diferenças entre PVC, PVDC e ACLAR

 

O quê é PVC, PVDC e ACLAR? Quais suas diferenças?!

 

 

Cloreto de Polivinila (PVC)

 

O PVC é um material utilizado para embalagens com cor transparente, de baixo custo, fácil termoformagem, com certa resistência física e
química, baixa permeabilidade a óleos, gorduras e substâncias aromáticas e baixo índice de permeabilidade a umidade do ambiente. O PVC é o material mais utilizado pelas indústrias, mas entre todos os materiais disponíveis no mercado é o que oferece menor proteção.

A espessura do filme rígido de PVC geralmente é de 0,2mm a 0,8mm influenciando na proteção contra a luz, pois quanto maior a espessura, menor é a porcentagem de transmissão de luz que atravessa o material. A aplicação ideal, para esse material, é em medicamentos mais resistentes a umidade ou luz.


O PVC não é recomendado para embalagens de produtos fotossensíveis, porque possui uma transmitância de até 80% entre 300 e 400 nm, diferente do que é requerido atualmente (máximo 25% e 20%), respectivamente, numa faixa de comprimento de onda entre 290 e 450 nm.

 

Cloreto de Polivinilideno (PVDC)

O PVDC é usado em embalagens com laminação ou combinado com PVC, reduzindo de 5 a 10 vezes a permeabilidade do PVC ao oxigênio e à umidade. O filme moldável geralmente é transparente, mas para proteger produtos sensíveis à luz pode ser pigmentado.
Com baixa termoformagem e custo um pouco elevado, este material não é utilizado como único material de embalagem, mas quando combinado com o PVC, pode ser utilizado em produtos não muito sensíveis aos fatores externos e com alto tempo de vida útil, exemplo as vitaminas, cápsulas ou comprimidos.

Somos especialistas em equipamentos para a Indústria Farmacêutica.

Entre em Contato

Avenida São João, 2375, Sala 1010São José dos Campos – SPCEP 12242-000

(11) 98470-3068

Seg – Sex: 9AM – 17PM

mederi@mederibrasil.com

 

Menu

Nosso Blog