Ações para prevenir picking e sticking
Ações para prevenir picking e sticking
A variedade de remédios que vão de pequenas mudanças no design de comprimidos até modificações nos ferramentais
Sticking é um dos problemas mais comuns para os fabricantes de remédios. Prevenir problemas inesperados antes de fazer o scale-up e produções em larga escala deve ser considerado antes do design do comprimido ser finalizado.
O primeiro passo para resolver o problema é entender onde ele começa e o porquê é recorrente.
Sticking e/ou picking ocorre com grânulos ou partículas da formulação se unem e grudam na superfície do copo do punção, resultando em comprimidos defeituosos.
Picking é um tipo específico de sticking que se refere ao material ficando preso na superfície dos ferramentais devido ao design do relevo do comprimido, como as letras ou números do logo ou identificador do comprimido. Problemas com picking ou sticking não são frequentemente detectados até a transferência do produto do setor de pesquisa e desenvolvimento para a produção.
Identificando a raiz do problema
Embora sticking e picking são frequentemente relacionados a deficiências no design do comprimido, a remediação nem sempre requer mudanças no design, assim como mudanças nos ferramentais usados na produção. É importante, primeiramente, eliminar alguns aspectos: aumento da umidade na formulação, força de compressão insuficiente durante o processo, ou uma quantidade inadequada de lubrificante dentro da fórmula.
Força de compressão insuficiente é também uma fonte potencial para sticking/picking porque a compactação de pó não está completa. Quando isso ocorre, a força de adesão dos punções são mais fortes que as forças de adesão de um tablet comprimido inadequadamente.
Outra causa potencial de sticking e picking é a deficiência na quantidade de lubrificação dentro da formulação. Um aumento na lubrificação irá proporcionar uma maior liberação do comprimido da superfície do copo do punção.
Inspecionar cuidadosamente o copo dos punções em seus ferramentais, como arranhões na superfície podem capturar pequenas partículas da formulação que podem levar ao filming, um estágio preliminar do sticking e picking.
Quando correções simples ou ambientais não são suficientes, uma revisão completa no design do comprimido pode ser necessária. O design do comprimido desempenha um papel fundamental na produção de dosagens sólidas, embora sejam geralmente esquecidas.
Tipicamente, o marketing das indústrias farmacêuticas aposta em determinadas formas e logos para o comprimido com o objetivo de atingir maior reconhecimento da marca. Contudo, tais designs podem não ser os mais adequados para atingir demandas e requisitos de produções. Fornecedores de ferramentais de compressão, que normalmente são experts em design de comprimidos altamente experientes, podem identificar potenciais problemas com sticking e picking antes que o design dos comprimidos possa ser finalizado, reduzindo assim desafios de produção.
Se os métodos de troubleshooting forem mal sucedidos, você deverá considerar alterar fontes, design, ou a localização do logo ou identificador no comprimido.
Seleção da fonte: Serif vs sans serif
A seleção da fonte é normalmente uma batalha entre a forma vs funcionalidade. Uma fonte ornamentada ou decorative pode ser mais propensa a problemas de picking do que uma fonte mais simples, como a sans serif (veja a figura 1). As variações na largura da gravura e isolamento das penínsulas-áreas parcialmente fechadas- das fontes serif são impedimentos até para a compactação do pó. Esta variação, normalmente, leva à separação do pó no núcleo do comprimido e permanecendo no copo do punção.
Uma fonte sans serif requer uma gravação mais larga e mais uniformes e raios mais, o que ajuda a minimizar problemas de picking, aumenta a probabilidade de compactação consistente do pó, e produz a melhor força de aderência para o comprimido.
Você pode solucionar problemas de picking durante o design do comprimido ao modificar as letras em relevo ou usando configurações de copos compostos para melhorar a compressão nas áreas mais profundas do copo do punção.
Um copo composto é um copo côncavo qualquer em que o perfil é controlado por dois raios ao invés de um. Com um copo composto, o raio de maior e de menos profundidade controlam o perfil. Tipicamente, o raio próximo a borda é menor (mais curvada) e o raio do centro é maior (mais plana).
A configuração de copo composto permite um maior controle sobre a curvatura da superfície do copo, permitindo a otimização das superfícies diretamente ao redor do logo. É importante notar que se o comprimido é revestido, o copo deve ser curvado. Qualquer área plana no copo pode causar problemas de twinning.
O corte da gravura
Embora seja importante considerar a fonte primeiro, você deve se atender em como a gravura é cortada. Por exemplo, considere o número nove (9) como o resultado de uma gravação, uma ilha é criada pelo círculo dentro do 9.
Uma pequena península é formada na pequena área entre o círculo do 9 e a cauda. Estas são as áreas mais propensas ao picking quando o comprimido é liberado da face do punção. Pre-picking algumas letras e números ao diminuir a profundidade da ilha e estreitar as penínsulas podem aliviar o problema.
Para reduzir ou eliminar picking de material no centro do círculo do número 9, o design do tablet pode incorporar o processo de pre-picking. Pre-picking é ajustar intencionalmente a profundidade da gravura na face do copo para diminuir a altura da ilha. É tipicamente reduzido em 50% embora o valor da redução na altura da ilha pode variar de 10 para 100%, dependendo da extensão do problema de picking.
Esteja ciente que um pre-pick excessivo pode reduzir significativamente a claridade do logo se você revestir o comprimido após a compressão para propósitos de marca e estética. Um conceito de pre-pick parcial é aplicável a qualquer letra ou número com áreas totalmente fechadas.
Para eliminar a probabilidade de picking na península, você pode empregar afinamento e estreitamento. Esta é uma técnica que começa no fim abertura da península e diminui em direção a extremidade fechada por uma porcentagem da profundidade da gravura. Penínsulas normalmente afunilam entre 10% e 50% da profundidade da gravura, sendo 30% mais comum.
Colocação do logo ou identificador
Embora a seleção da fonte e o design do corte da gravação são dois aspectos cruciais para o design do comprimido, deve-se atentar ao local onde o logo e o identificador será colocado. Você pode modificar o tamanho, espaçamento, entre outras características para reduzir ocorrências de picking.
Além disso, mover os caracteres para for a do centro do comprimido, como mostrado na figura 2, pode também ser uma solução.
Quando o ar fica preso ou retido durante a compressão, é forçado em direção ao ponto mais distante, ex. no centro do comprimido.
Essa pequena quantidade de ar preso resulta numa força de compressão diminuída no cent ro ou na porção mais profunda do copo, criando um “soft spot”. Esses pontos macios são mais propensos ao picking/sticking por serem gradiente de densidade. Contudo, ao mover o logo para for a do centro, o fluxo do pó é alterado durante a compressão para aliviar o aprisionamento do ar centralizado.
Consulte um fornecedor de ferramentais qualificado e discuta sobre problemas de picking e sticking previamente no processo de desenvolvimento para ajudar a reduzir potenciais problemas de produção e custos associados a compra de ferramentais redesenhados.
Diversas soluções podem ajudar a eliminar problemas de picking e sticking, variando de pequenas mudanças na formulação até mudanças no design do comprimido e seus ferramentais. É importante discutir todas as propriedades do produto com o fornecedor de ferramentais durante a fase de design do comprimido para eliminar problemas de sticking e picking antes que eles ocorram.
Somos especialistas em equipamentos para a Indústria Farmacêutica.
Entre em Contato
Avenida São João, 2375, Sala 1010São José dos Campos – SPCEP 12242-000
(11) 98470-3068
Seg – Sex: 9AM – 17PM
mederi@mederibrasil.com