7 passos para limpar a sua compressora com eficiência

SETE PASSOS PARA LIMPAR SUA COMPRESSORA COM EFICI Ê NCIA

 

A limpeza e manuten çã o adequada de uma compressora é a maneira mais f á cil e eficaz de garantir que ela funcione com o desempenho ideal. Para evitar o desgaste desnecess á rio e a falha prematura da compressora, é recomendado seguir uma série de passos e prestar a atenção em alguns detalhes para não existirem surpresas durante o funcionamento da mesma.

 

Desenvolvemos esse guia de limpeza completo para compressoras de comprimidos. Confira  e coloque esses sete passos em ação para otimizar o seu dia-a-dia. 

 

Não se esqueça de comentar o que achou ao final da sua leitura.

 

1.VÁCUO DE EXTRAÇÃO DE EXCESSOS

 

O excesso de pó deve ser aspirado da compressora, nunca use ar comprimido para soprá-lo, pois isso forçará o produto a fendas, rolamentos, caixas de eixo e outras áreas onde o pó não pertence. A Figura 1 mostra um poço da torre, que fica embaixo do corpo da came superior. Esta foto mostra o produto contaminado forçado a entrar nessa área usando ar comprimido ou água pressurizada para limpar a impressora. Isso acabará se rompendo e poderá contaminar os lubrificantes ou comprimidos das ferramentas. A Figura 2 mostra o rolamento de um eixo da torre contaminado com a formulação, o que pode causar falhas prematuras.

2.AVALIAR A CONDIÇÃO DE PEÇAS E FERRAMENTAS

 

Durante o processo de limpeza, informe a manutenção sobre qualquer desgaste ou dano em peças ou ferramentais. A limpeza de peças danificadas perde tempo, pois essas peças precisam ser reparadas ou substituídas.

 

 

3.USE ESCOVAS NA GUIA DE PUNÇÕES E LIMPADORES DE MATRIZ ADEQUADAMENTE

 

 

São recomendadas escovas rígidas de nylon para remover detritos das guias de punção. Nunca empurre uma escova na guia além das vedações do raspador; isso reduzirá sua eficácia desempenho e causará excesso de vazamento de óleo durante a execução.

 

Use uma ferramenta especial de limpeza para limpar o interior da matriz. Aplique pressão para baixo no limpador da matriz com uma mão e gire-a com a outra. As guias de punção inferiores devem ser cobertas durante esse processo para impedir a acumulação de detritos. Se a compressora estiver equipada com retentores de punção inferiores, eles também deverão ser removidos para limpeza.

4.USE AGENTES DE LIMPEZA ADEQUADOS

 

 

 

Para limpar uma compressora corretamente, use uma solução de limpeza não alcalina, como álcool isopropílico a 95% (IPA), um agente Steris ou mesmo detergente comum para lavar louça. Depois de escolher seu limpador não corrosivo, teste a solubilidade para garantir que o produto seja removido. Não fique perplexo com algo simples! Por exemplo, produtos à base de açúcar podem ser removidos facilmente com água morna e sabão!

 

Uma prática de limpeza prejudicial comum é lavar as comprensoras com água pressurizada. Esse método de limpeza pode danificar seriamente uma compressora forçando agentes corrosivos a rolamentos e gabinetes isolados. Aumenta bastante a probabilidade de apreensão, contaminação e falha prematura dos componentes.

 

 

  1. ENXAGUE TODAS AS PEÇAS LAVADAS ANTERIORMENTE COM ÁGUA QUENTE E ÁLCOOL ISOPROPÍLICO

 

 

Após a lavagem com uma solução de limpeza apropriada, use uma mistura de 95% de IPA e água quente para enxaguar todas as peças removíveis. Teste a solubilidade do produto para garantir que quaisquer contaminantes residuais sejam removidos.

 

Para alimentadores com conjuntos de engrenagens e rolamentos fechados, não mergulhe na água nem sequer com ar comprimido. Isso causará a entrada de umidade nos espaços fechados, causando corrosão e vida útil reduzida.

 

 

  1. LIMPE TODAS AS PEÇAS E SUPERFÍCIES COM O IPA

 

Use um pano sem fiapos para limpar a compressora com IPA puro. O pano deve ser umedecido com IPA, mas não embebido. Certifique-se de cobrir todas as superfícies expostas e remova qualquer produto residual que possa permanecer.

 

 

7.SEQUE TODOS OS COMPONENTES IMEDIATAMENTE

 

É imperativo que todos os componentes e superfícies sejam secos imediatamente para evitar corrosão e / ou descoloração, de seus componentes e ferramentas. A Figura 3 mostra uma seção da torre superior que enferrujou porque a água foi usada e a seção não foi devidamente seca.

LUBRIFIQUE QUANDO NECESSÁRIO

 

Se uma compressora ou ferramental ficar inativa por mais de uma semana, aplique uma leve camada de óleo de qualidade alimentar na torre, nas ferramentas e em outras partes que possam enferrujar; isso ajudará a evitar danos por corrosão devido a condições ambientais.

 

O desenvolvimento de um procedimento de limpeza completo e estruturado que envolvem essas sete etapas ajudará a manter a qualidade e a confiabilidade do seu equipamento de compressão e prolongará a vida útil dos mesmos.

 

 

LUBRIFICANTES PREMIUM NATOLI

 

Você sabia que a Natoli possui todas as lubrificações necessários para suas compressoras e ferramentais? Nossa extensa linha de produtos de lubrificação premium excede o desempenho de outros fabricantes, mantendo uma solução econômica. Desde lubrificante barril e graxa sintética de grau alimentício H-1 a óleo hidráulico Pharma-Blend e graxa MOLY, a Natoli fornece o que você precisa  e envia produtos para todo o mundo. Confie nos lubrificantes que os especialistas em compressão usam – confie

Natoli Engineering.

Somos especialistas em equipamentos para a Indústria Farmacêutica.

Entre em Contato

Avenida São João, 2375, Sala 1010São José dos Campos – SPCEP 12242-000

(11) 98470-3068

Seg – Sex: 9AM – 17PM

mederi@mederibrasil.com

 

Menu

Nosso Blog